domingo, 12 de junho de 2016

Reveja a abertura e uma cena de O Homem Proibido

O Homem Proibido é uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo entre 1 de março e 21 de agosto de 1982, em 146 capítulos, substituindo Terras do Sem Fim e sendo substituída por Paraíso. Foi a 24ª "novela das seis" exibida pela emissora.

Escrita por Teixeira Filho, baseada em um romance de Nelson Rodrigues de mesmo nome e publicado no jornal Última Hora em1951 .
  • Novela de Teixeira Filho baseada no romance homônimo de Nelson Rodrigues, escrito originalmente sob a forma de folhetim, publicado no jornal carioca Última Hora, em1951. O autor criou novos personagens para desenvolver a história por 146 capítulos. Assim, os núcleos familiares dos protagonistas de O Homem Proibido ganharam tramas paralelas .
  • "O Homem Proibido" sofreu intervenções da Censura Federal. Considerando Nelson Rodrigues um autor forte para uma novela das 18h e pouco adequado para os padrões "da moral e dos bons costumes", a censura criou muitas dificuldades. A estreia da novela na data prevista chegou a ser ameaçada. Para que os primeiros capítulos fossem ao ar, a TV Globo teve que aceitar a imposição de dez cortes. Uma das alegações era a de que os diálogos entre Joyce e Sônia indicavam que as duas jovens eram homossexuais. Além disso, argumentavam que o elenco da novela era composto por atores do chamado "circuito maldito da pornografia", como David Cardoso e Alba Valéria. A repercussão da ação da Censura acabou funcionando como publicidade e atraiu os telespectadores que ainda não haviam se interessado pela novela .
  • "O Homem Proibido" foi a primeira novela das 18 horas a ter uma trilha sonora internacional. Antes, só as novelas das 19, 20 e 22 horas ganhavam essas trilhas.
  • O esperado casamento de Sônia e Joyce com Paulo e Carlos, exibido no último capítulo, foi gravado na Igreja Santa Margarida Maria, na Lagoa, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. Cerca de 400 figurantes participaram das gravações da cena, que foi feita em dois dias .
  • Até mesmo o tema de abertura sofreu intervenção da censura: a abertura ao som de "Queixa", de Caetano Veloso, foi substituída por uma com a versão instrumental da mesma música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário