domingo, 12 de junho de 2016

Chamada da Estréia da Novela O Primeiro Amor 1972 Rêde Globo

O Primeiro Amor é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 24 de janeiro e 20 de outubro de 1972 às 19 horas, substituindo Minha Doce Namorada e sendo substituída por Uma Rosa com Amor.

Escrita por Walter Negrão e dirigida por Régis Cardoso e Walter Campos, e contou com 227 capítulos. Foi produzida em preto-e-branco, sendo a 10ª "novela das sete" exibida pela emissora.

Trama[editar | editar código-fonte]

professor Luciano Lima chega à cidade de Nova Esperança, em Santa Catarina, para assumir a direção de um colégio. Viúvo e melancólico, Luciano contrata a governanta Paula para cuidar dos seus quatro filhos: Rui, Babi, Júnior e Zizi. O professor acaba se apaixonando por Paula e o romance enfrenta forte resistência de Babi, a mais rebelde dos quatro .
Luciano também encontra dificuldades para lidar com o colégio. Seu primeiro amor, a professora de inglês Maria do Carmo faz de tudo para se apossar do cargo de diretor. Paralelamente, uma turma de alunos rebeldes e desajustados, liderada pelo motoqueiro Rafa, tumultua o ambiente escolar e incomoda os outros estudantes . Rafa é inconsequente e desperta a atenção de Helena, jovem estudante a quem não dá importância.
Nesse cenário de tumulto no colégio aparece a psicóloga Giovana, contratada por Luciano para lidar com os alunos transgressores. A profissional também se apaixona pelo professor, formando um triângulo amoroso com Paula .
Temos também a história de Shazan e Xerife, amigos de infância que trabalham na oficina de bicicletas de Nova Esperança. Shazan é filho de Seu Quim e Dona Júlia, já Xerife é irmão de Astúria. A dupla de trapalhões é inventora de objetos estranhos como aCamicleta - cruzamento de caminhão com bicicleta. Além disso, tem como maior objetivo buscar uma peça mágica para construir uma bicicleta voadora .

Curiosidades

  • O elenco de O Primeiro Amor sofreu um duro golpe no dia 18 de agosto de 1972, a apenas 28 capítulos do final da novela: Sérgio Cardoso, o protagonista da novela, faleceu vítima de um ataque cardíaco. A morte do ator gerou comoção nacional. Para substituí-lo, foi convocado Leonardo Villar. Sua primeira cena foi ao ar no capítulo 200, com uma singela homenagem a Sérgio Cardoso. A imagem no vídeo foi congelada após o ator deixar um aposento. Reunido com o resto do elenco no palco do Teatro Fênix, o ator Paulo José leu um texto anunciando a mudança e relembrando a trajetória de Sérgio Cardoso no teatro e na televisão, e explicou que, a partir daquele momento, Leonardo Villar, amigo pessoal de Sérgio, dos tempos do Teatro Brasileiro de Comédia, passaria a substituir o colega, até como forma de homenageá-lo. Em seguida, a cena prosseguiu e, quando a porta do aposento se abriu novamente, Leonardo entrou em cena, já como o professor Luciano .
  • Os principais destaques do humor da telenovela são Shazan e Xerife, que rapidamente conquistaram o público infanto-juvenil. Juntos, os personagens fizeram tanto sucesso que, com o encerramento da telenovela, ganharam um seriado próprio, Shazan, Xerife e Cia.(1972). Além disso, retornaram numa participação especial em Era uma vez...(1998), também de Walter Negrão e, curiosamente, ambientada na cidade fictícia de Nova Esperança.
  • A primeira dupla escolhida por Negrão para viver Shazan e Xerife foi Paulo José e Armando Bógus, porém mudou de ideia pelo argumento de que os dois atores tinham características semelhantes. Flávio Migliaccio acabou sendo o escolhido para viver Xerife .
  • Além de excelente química diante das câmeras, Paulo José e Flávio Migliaccio reuniam outras qualidades que se complementavam e que ajudaram a definir o estilo de interpretação e a apresentação visual de Shazan e Xerife. Ambos exerciam outras atividades no teatro (Paulo dirigia e Flávio escrevia), o que facilitava o trabalho de direção , bem como desenvolviam os próprios figurinos da dupla.
  • A novela marcou a estreia de Aracy Balabanian na Rede Globo, completamente loira e de óculos redondos .
  • Adaptada em 1973 pela Televisa, no México, intitulada Mi primer amor.
  • O Primeiro Amor foi a primeira novela das sete a ter sua trilha sonora internacional lançada em disco.
  • Infelizmente, todos os capítulos de O Primeiro Amor se perderam no incêndio da TV Globo do Rio de Janeiro em 1976, restando apenas as chamadas e as fotos da novela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário