Brega & Chique é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 19 horas, entre 20 de abril e 7 de novembro de 1987, tendo contado com 173 capítulos.
Foi escrita por Cassiano Gabus Mendes, com a colaboração de Luís Carlos Fusco, e dirigida por Jorge Fernando, Marcelo de Barreto e Carlos Magalhães, com direção geral de Jorge Fernando.
Enredo
Ambientada em São Paulo, Brega e Chique tem como personagens centrais duas mulheres, Rosemere da Silva (Glória Menezes) e Rafaela Alvaray (Marília Pêra). De universos inteiramente opostos, as duas têm suas histórias cruzadas por causa de Herbert Alvaray (Jorge Dória), empresário paulista, casado com ambas. Sua família oficial é formada por Rafaela, os filhos Ana Cláudia (Patrícia Pillar), Teddy (Tarcísio Filho) e Tamyris (Cristina Mullins), além do genro Maurício (Tato Gabus Mendes) e da sogra Francine (Célia Biar). Rafaela é uma mulher rica, chiquérrima, desligada dos problemas do cotidiano, cheia de manias e futilidades. Mora em uma mansão em um bairro nobre de São Paulo. A segunda família de Herbert, onde é conhecido pelo nome Mário Francis, é representada por Rosemere e Márcia (Fabiane Mendonça), filha dos dois. Rosemere é uma mulher simplória, pobre e brega. Batalhadora, mora em um bairro da periferia de São Paulo e mantém a casa e os filhos com dificuldades – além de Márcia, é mãe de Vânia (Paula Lavigne) e Amaury (Cacá Barrete). Rosemere ainda ajuda o pai, Lourival (Fabio Sabag). Rafaela e Rosemere não sabem da existência do mesmo homem na vida das duas e, por ironia do destino, acabam se tornando amigas.
A novela começa quando Herbert, para escapar da falência, simula a própria morte e foge do país, abandonando sua família legítima. Preocupado com Rosemere, ele deixa uma boa quantia em dólares para que ela e a filha possam se sustentar. Endividada e sem nenhuma fonte de renda, Rafaela se vê obrigada a mudar-se com a família para um bairro mais simples. Por coincidência, vai morar na mesma vila onde Rosemere vive com a filha. As duas se conhecem e tornam-se confidentes: enquanto Rosemere ensina a Rafaela alternativas para ganhar e economizar dinheiro, Rafaela dá aulas de etiqueta para a nova rica do pedaço.
Além da ajuda de Rosemere, Rafaela conta com o apoio de Montenegro (Marco Nanini), secretário particular e cúmplice de Herbert. Apaixonado por Rafaela, ele está sempre por perto e faz tudo para ajudá-la a sair daquela difícil situação. Juntos, Rafaela e Montenegro foram responsáveis pelas cenas mais hilárias de Brega & chique.
Rosemere também tem um admirador: o bruto e apaixonado Baltazar (Dennis Carvalho), marceneiro do bairro.
A trama sofre uma reviravolta quando Herbert retorna ao país, após uma cirurgia plástica, com o nome de Cláudio Serra (Raul Cortez). Ele decide se encontrar com suas ex-mulheres, separadamente, e convida-as para jantar fora. Durante a conversa, ele pergunta sobre Herbert e Mário, e tanto Rosemere como Rafaela, falam muito mal de seus ex-maridos, para desconforto de Cláudio. Mesmo assim, o conquistador barato decide se reaproximar das duas, a quem ele chama de Alfa I (Rafaela) e Alfa II (Rosemere).
Em determinado momento da história, Rafaela e Rosemere, comentando sobre seus ex-companheiros, descobrem que os dois são a mesma pessoa. E mais: as duas constatam que existe uma terceira mulher na vida de Herbert: Zilda (Nívea Maria), melhor amiga de Rafaela. Depois de muita confusão, toda verdade sobre Cláudio Serra é revelada. Ele morre, dormindo, enquanto sonhava com sua verdadeira face. Rafaela, Rosemere e Zilda reconstroem suas vidas ao lado de outros homens. Rafaela se entrega ao amor de Montenegro, Rosemere casa-se com Baltazar, e Zilda, com Pedro (Paulo César Grande). Com a ajuda de Montenegro, Rafaela consegue passar para seu poder os dólares que Herbert guardava a sete chaves em uma conta na Suíça e promete dividir a herança com Rosemere e Zilda.
Outra trama que merece destaque em Brega e Chique é a de Bruno (Cássio Gabus Mendes). Sobrinho do marceneiro Baltazar, o rapaz ganhou a simpatia do público com seu jeito ingênuo e completamente atrapalhado. Os erros de português que cometia davam ainda mais comicidade às suas cenas. Palavras como "craro" e "pobrema" tornaram-se marcas do personagem e caíram na boca do público, especialmente entre as crianças. Os tropeços eram corrigidos pela professora Mercedes (Patrícia Travassos), contratada pelo tio Baltazar para ensinar português ao jovem. No decorrer da história, Mercedes se apaixona por Bruno e, no final, depois de muitas confusões, consegue conquistar seu coração.
Elenco
Glória Menezes
Marília Pêra
Marcos Paulo
Nívea Maria
Cássia Kiss
Cássio Gabus Mendes
Fábio Sabag
José Augusto Branco
Patrícia Pillar
Cristina Mullins
Jayme Periard
Patrícia Travassos
Percy Aires
Célia Biar
Neuza Amaral
Hélio Souto
Paula Lavigne
Tarcísio Filho
Tato Gabus Mendes
Kaká Barrete
Fabiane Mendonça
Suzy Camacho
Barbara Fazio
Paulo César Grande
Ângela Figueiredo
Valéria Keller
Ana Terrana
Joana Rocha
Anderson Müller
terça-feira, 27 de novembro de 2012
Guerra dos Sexos é uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo, entre 6 de junho de 1983 a 6 de janeiro de 1984 em 185 capítulos, substituindo Final Feliz e sendo substituida por Transas e Caretas. Escrita a quatro mãos por Sílvio de Abreu e Carlos Lombardi, a novela abordou, conforme o nome indicava, os conflitos entre homens e mulheres.
Dirigida por Jorge Fernando e Guel Arraes apresentou Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Maria Zilda, Glória Menezes, Tarcísio Meira e Lucélia Santos nos papéis principais.
Foi reapresentada de 2 de janeiro de 1989 a 6 de junho de 1989 na Sessão Aventura, com 112 capítulos.Esta comédia rasgada tem como mote a disputa entre homens e mulheres. Cada grupo tentando provar ao outro sua superioridade. Tudo começa quando os primos Charlô e Otávio (que se tratam pelos apelidos jocosos de Cumbuca e Bimbo e tiveram um tumultuado namoro na adolescência) recebem como herança de seu tio Enrico a cadeia de lojas Charlô's e a mansão onde moram.
Os atritos entre os primos, tanto em casa como no escritório, tornam essa convivência impossível. Charlô faz a Otávio uma proposta: um dos herdeiros deverá abrir mão de sua parte em nome do outro, numa arriscada aposta de cem dias, período que Charlô e sua equipe têm para elevar o lucro das Lojas Charlô's (gravada no Shopping Eldorado) em uma percentagem estipulada. Caso contrário ela perde tudo. Começa aí uma verdadeira guerra dos sexos. De um lado, Otávio e Felipe; do outro, Charlô, Roberta Leone e Vânia.
Felipe é filho adotivo de Charlô. Forma com Otávio uma dupla trapaceira e ardilosa, capaz de tudo para impedir o objetivo de Charlô, Roberta e Vânia. Elas, porém, não contam com a traição de Carolina, sobrinha de Roberta e filha do engraçado casal Nieta e Dino. Ela é, na verdade, uma forte aliada de Otávio. A jovem se envolve com Felipe, fazendo-o romper seu antigo romance com a bela Vânia, que tenta desmascarar Carolina a qualquer preço. Otávio e Felipe ainda contarão com a ajuda da ambiciosa Verusca, ex-secretária e amante de Vitório Leone, falecido marido de Roberta.
Já Juliana, filha de Felipe, rompe o caso com o fotógrafo Fábio, por estar apaixonada pelo motorista Nando, disputando-o com a irmã Analu e depois com Roberta Leone, que, mesmo com a diferença de idade, luta para conquistá-lo e consegue.
Elenco
Fernanda Montenegro
Paulo Autran
Lucélia Santos
Fernanda Montenegro
Paulo Autran
Glória Menezes
Tarcísio Meira
Maitê Proença
Mário Gomes
Maria Zilda
Lucélia Santos
Yara Amaral
José Mayer
Edson Celulari
Herson Capri
Sônia Clara
Ary Fontoura
Cristina Pereira
Diogo Vilela
Ângela Figueiredo
Marilu Bueno
Helena Ramos
Terezinha Sodré
Paulo César Grande
Wilson Grey
Leina Krespi
Fernando José
Ada Chaseliov
Tatiana Issa
Hélio Souto A Rede Globo decidiu criar um remake da telenovela em 2012 tendo a autoria novamente de Sílvio de Abreu e direção de Jorge Fernando. No elenco Tony Ramos, Irene Ravache, Glória Pires, Edson Celulari, Reynaldo Gianecchini, Mariana Ximenes, Bianca Bin, Eriberto Leão, Drica Moraes, Thiago Rodrigues, Paulo Rocha, Guilhermina Guinle, Daniel Boaventura, Mayana Moura, Luana Piovani, Marilu Bueno (Novamente, fazendo o mesmo papel da versão original) e outros.
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
Vejo a Lua no Céu foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo em 1976 em 119 capítulos. Baseada em conto homônimo de Marques Rebelo (1907-1973, foi redigida por Sylvan Paezzo e dirigida por Herval Rossano.
Trama
A vida na casa de seu Pedro, onde a submissão ao chefe de família é baseado nos velhos princípios da ordem, austeridade e respeito familiar. Enquanto Pedro esconde da família a crise financeira nos negócios, a mulher, Filoca, cuida com esmero dos filhos. Fernando, o mais velho, é um bancário sonhador e romântico. Margarida é a normalista que se apaixona por Eusébio, funcionário do pai. E os três mais novos, Catarina, Edgar e Doró, vivem aventuras num mundo de fantasia.
O conflito maior se dá quando Fernando desafia o pai austero e deixa o lar para casar com a jovem Suzana, que conhecera havia pouco tempo. Mas uma doença vem abalar todas essas relações.
Elenco
Eduardo Tornaghi... Fernando
Norma Blum... Suzana
Alberto Pérez... Seu Pedro
Cláudio Cavalcanti... Eusébio
Tamara Taxman... Margarida
Elisa Fernandes... Maria
Ítalo Rossi... Jacinto
Aracy Cardoso... Filoca
Cristina Aché... Catarina
Camilo Beviláqua... João
Isaac Bardavid... Anjo Latoeiro
Monah Delacy... Augusta
Cleyde Blota... Carmem
Luiz Orioni... Alberto Medeiros
Márcio Bernstein... Edgar
Miriam Fischer... Lu
Isabela Garcia... Doró
Cléa Simões... Dolores
Ana Cristina... Nazaré
Alair Nazareth... Piedade
Solange Radislovich... Tereza
Gilberto Garcia... Ângelo
Aguinaldo Rocha... Gilmar
Roberto Frota... Paulo
Renato Bastos... Marcos
Magno Egydio... Felipe
Ângela Leal... Ruth
Antônio Victor... Juliano
Vanda Costa... Maurícia
Roberto de Cleto... Eduardo
Assinar:
Postagens (Atom)